Instalar o D localmente

O compilador de referência da linguagem D chama-se DMD (Digital Mars D). Existem outros compiladores, sendo os mais relevantes o LDC (compilador para D basedado na LLVM) e o GDC (compilador para D baseado no GCC). Informação mais detalhada está disponível na página da wiki sobre Compiladores, mas para pessoas novas à linguagem é recomendado instalar o DMD.

Download e Instalação

A página de downloads do D tem informação sobre as várias implementações da linguagem e contém links para packages pré-compilados e específicos aos vários sistemas operativos prontos para fazer o dowload e instalar.

Como alternativa aos packages específicos ao sistema operativo, também está disponível um script de instalação para qualquer sistema baseado em Posix (Linux, FreeBSD, MacOS) que pode instalar várias implementações diferentes (incluindo várias versões) localmente sem ser necessário permissões de administrador. Informação mais detalhada encontra-se na documentação do script de instalação.

Configuração do editor

Para usar o D não é necessário nenhum IDE muito sofisticado, o que é muito raro. Contudo, programar em D é melhor quando usamos o nosso editor favorito. Existem plugins que adicionam suporte para D pelo menos para os seguintes editores:

Também existem IDEs dedicados ao D:

A wiki do D tem uma descrição mais completa dos editores e IDEs disponiveis.

rdmd playground.d